Sinais de envelhecimento em animais de estimação

0 0
Read Time:1 Minute, 41 Second

Nos animais idosos, é importante saber que vão existir perdas inevitáveis de mobilidade, dos sentidos, como a visão ou olfato, e até perdas cognitivas. Alguns problemas como a osteoartrite, cancro e doenças no coração ou rins também têm tendência a aparecer com a idade.

Assim, de forma a manter a qualidade de vida destes animais, é necessário ter atenção aos sinais mais comuns destas mudanças e tomar as decisões acertadas, no momento certo.

Os sinais mais comuns são:

🍗 Perda de apetite

A dor causada por problemas nos dentes e as patologias que afetam o sistema digestivo são causas óbvias da perda de apetite, mas é importante não esquecer que a perda de olfato ou visão também pode tornar a comida menos apetecível.

Optar por uma ração própria para animais seniores e introduzir suplementos que ajudem a melhorar a palatabilidade das refeições podem ajudar a colmatar esta situação.

🦽 Dificuldade em movimentar-se

A degenerescência das articulações a partir do fim da idade adulta é muito comum, causando perda de mobilidade e dor.

Em simultâneo a um tratamento médico adequado, mudanças simples como manter as camas acessíveis, evitar colocar a comida longe dos locais de descanso e suplementar com compostos que ajudem a proteger a cartilagem e os músculos, podem fazer uma grande diferença.

😾 Menos interesse em interagir

As mudanças comportamentais podem ser devido à perda da visão e audição, mas também por perdas cognitivas. À semelhança do que acontece com as pessoas, nos animais, isto pode causar desorientação, agitação e muito stress. Por isso, o mais importante é ter paciência e minimizar as situações onde isto possa acontecer.

🐕 🐈 Mudanças corporais

Apesar de os animais de estimação não terem rugas, o corpo deles também muda com o passar dos anos. No entanto, alterações muito bruscas de peso e perda de pelo podem indicar que há uma doença subjacente que necessita de atenção médica.

Em todos os casos, é importante procurar aconselhamento veterinário para distinguir as mudanças normais da idade dos problemas de saúde que podem ser tratados.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Previous post Como preparar o seu fiel amigo para o regresso à rotina
Next post Comportamentos agressivos em gatos