A sarna é uma infeção dermatológica provocada por ácaros.
Existem vários tipos de sarna, sendo os mais comuns:
✔ Sarna demodécica: pode aparecer em cães e em gatos de todas as idades e desenvolve-se principalmente em casos de sistema imunitário debilitado. O ácaro destrói os folículos pilosos, originando a queda de pelo em certas áreas do corpo.
✔ Sarna otodética: afeta principalmente os gatos e, na maioria dos casos, os ácaros alojam-se na orelha, produzindo secreções escuras, comichão e irritações.
✔ Sarna notoédrica: é a mais comum das apresentações de sarna em gatos. A contaminação dá-se através do contacto direto entre animais ou com objetos infetados. A irritação provoca lesões cutâneas na orelha, podendo rapidamente alastrar-se ao focinho, pescoço e corpo inteiro.
✔ Sarna sarcóptica: muito frequente em cães e os sintomas geralmente começam nas zonas com menos pelo (à volta das orelhas, cotovelos, região do abdómen, etc.).
A maioria dos tipos de sarna são contagiosos entre animais, podendo também afetar o ser humano!
Além do tratamento em si, que vai depender do tipo de sarna e do animal, é igualmente importante desinfetar os locais onde o animal afetado geralmente passa mais tempo, bem como os objetos com os quais que teve contacto.
A forma mais eficaz de combater esta condição é através de tratamentos preventivos.
???????? Na Clínica Veterinária do Campo Alegre, contamos com o apoio da Dra. Joana Cunha, especialista em Dermatologia Veterinária, para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de pele em animais de estimação.
Assim, caso observe alguma alteração na pele e/ou pelo do seu fiel amigo, contacte-nos através do número 226 161 284 e agende uma consulta. ????
Average Rating